Principal           Mapa do Site         Fale Conosco

 
 
 
   

CONJUNTO HABITACIONAL AVELINO ANTONIO VIEIRA

NOME POPULAR: PANISSA

 

DADOS GERAIS:

 

Cidade:

Londrina

Estado:

Paraná

Região do Munícipe:

Oeste

Unidades habitacionais:

600

Tamanho médio das Unidades:

31,48 m²

Tipo:

Horizontal.

Início da Construção:

27/08/1979

Ano de Inauguração:

13/11/1981

Empresa Responsável:

Seffer / Icopan

População/Estimada:

1200 habitantes

 

BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO:

AVELINO ANTONIO VIEIRA

Paranaense de Tomazina, onde nasceu a 3 de novembro de 1908. Filho de Miguel Antonio Vieira e Cecília B. Vieira, fez as primeira letras em sua cidade natal, transferindo-se mais tarde para Ponta Grossa, onde viveu grande parte da sua vida. Foi nesta cidade que iniciou sua atividade bancária, participando da direção do Banco Comercial do Paraná.
Ainda na sua cidade natal, após realizar os cursos ginasial e de técnico em contabilidade, dedicou-se à agricultura e à pecuária. Sentindo-se atraído pela política, lançou-se a um pleito local, elegendo-se prefeito, cargo que exerceu de 1933 a 1942. Mais tarde tornou-se deputado estadual de 1946 a 1951.


Foi o principal fundador do Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná - Banorte - e também fundador e superintendente do Banco Mercantil e Industrial do Paraná - Bamerindus - hoje HSBC Bamerindus.
Casou-se com Maria José de Andrade Vieira com quem teve os filhos: Norma, Claudio, Edison, Maria Lúcia, José Eduardo, Maria da Glória, Luiz Antonio e Maria Cristina.