Notícias
BUSCA EM NOTÍCIAS:
 
 

 
Secretaria de Saúde forma 65 em terapia comunitária
Ao todo são mais 40 terapeutas comunitários e 25 co-terapeutas; entrega dos certificados será nesta sexta-feira (dia 22)
 
Da Redação/n.com/PML
20/06/2007 17:53:32
 

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (dia 22), às 9h, a formatura de mais 40 terapeutas e 25 co-terapeutas comunitários. O evento será no auditório do centro de treinamento da Sercomtel, na rua Fernão de Magalhães, nº 383, no bairro Cervejaria (região leste). O serviço de terapia comunitária funciona como uma ferramenta de inclusão social e prevenção em saúde mental.

Vanessa Carvalho de Mello e Sônia Maria Coutinho Orquiza, que fazem parte do grupo de formandos, afirmaram que o curso de terapia comunitária trouxe crescimento profissional e humano para todos os que participaram. De acordo com Vanessa Carvalho, terapeuta comunitária, o curso abordou também a humanização da saúde. Segundo ela, o trabalho com profissionais de diversas áreas possibilitou maior interação entre os serviços de saúde, assistência social e organizações do terceiro setor. Vanessa ressaltou que a diversidade foi valorizada durante o curso, que teve como foco a inclusão social através da terapia comunitária.

Vanessa Carvalho comentou que o curso também abordou, em módulos, temas como cultura popular, antropologia e álcool e drogas, que, segundo ela, possibilitaram uma capacitação específica aos participantes. “Foi um curso maravilhoso!”, resumiu a terapeuta. Vanessa, que é teóloga de formação, com especialização em saúde mental, destacou o crescimento espiritual que o curso proporcionou. Segundo ela, o papel dos co-terapeutas é muito importante para dar suporte ao terapeuta durante as reuniões.

“Muitas pessoas chegam às unidades de saúde buscando auxílio patológico, mas muitas vezes elas não foram buscar remédios e sim um espaço de escuta, de partilha, alguém para ouvir. A terapia comunitária abre esse espaço”, comentou Vanessa. Segundo ela, os resultados são rápidos, porque as pessoas observam a vivência e trocam experiência com outros integrantes. Além disso, a terapia comunitária funciona como uma porta de entrada para as redes de assistência social, saúde e atenção básica do município.

Sônia Maria Coutinho Orquiza, médica da família da rede municipal, explicou que a terapia comunitária é muito importante porque serve de instrumento para capacitar o profissional para lidar com pessoas que têm problemas psicossociais e procuram tratamento. Segundo ela, o curso a deixou mais preparada para lidar com essas situações e, ao mesmo tempo, a fez crescer como pessoa, porque os próprios terapeutas são acolhidos pelos participantes das reuniões. “Até a gente sai melhor das reuniões”, comentou Sônia.

Conforme a coordenadora do programa, Maria da Graça Pedrazzi Martini, atualmente 20 grupos de terapia funcionam em Londrina, junto à unidades básicas de saúde (UBS), centros de referência da assistência social (Cras) e entidades que trabalham com a reabilitação de usuários de álcool e drogas. Ela afirmou que a Secretaria de Saúde pretende ampliar o número de terapeutas comunitários no segundo semestre deste ano, quando há a perspectiva de abertura de mais uma turma do curso, através da renovação da parceria com a Secretaria Nacional Anti-drogas e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O serviço de terapia comunitária é aberto à comunidade e deve ser procurado nas unidades básicas de saúde. Os interessados devem entrar em contato com a Vila da Saúde, pelo telefone (43) 3376-1818, para obter mais informações.

Serviço
Formatura de terapeutas comunitários
Dia: 22 de junho
Horário: 9h
Local: Sercomtel, rua Fernão de Magalhães, nº 383, Cervejaria
(Londrina, 20 de junho de 2007)

 
Biblioteca homenageia Monteiro Lobato durante este mês
 
 
Começa hoje segunda fase de curso de gerentes sociais
 
 
Londrina recebe novas linhas e amplia horários de vôos
 
 
Sine de Londrina tem 186 vagas de emprego para terça
 
 
Vila Cultural Brasil realiza curso de percussão corporal